Foi exatamente a 150 anos atrás que ocorreu a primeira viagem na estrada de ferro subterrânea mais antiga e mais longa do mundo. Em 9 de janeiro de 1863, o precursor do metrô de hoje - o Metropolitan Railway - fez a primeira viagem subterrânea de passageiros entre estações Paddington e Farringdon, aqui em Londres.
Hoje, são 270 estações disponíveis que cruzam a cidade e anualmente o metrô chega a viajar cerca de 43.000 mil milhas - o equivalente a 1.735 viagens ao redor do mundo, ou 90 ida e volta à lua.
Seu logotipo icônico azul e vermelho, conhecido no mundo inteiro, foi criado mais de um século atrás pelo calígrafo Edward Johnston.
Desde a sua criação, o metrô de Londres se tornou famoso não só pelo seu conceito engenhoso e pela sua operação, mas também por produzir e inspirar arte.
Apesar do seu primeiro cartaz ter sido criado em 1908, a Underground's Association começou com as artes de fato em 1920, sob o comando de Frank Pick, que era o chefe da rede de metrô e primeiro presidente do Conselho de Arte e Indústria (o precursor do atual Conselho de Design). Frank escolheu artistas como Man Ray, Graham Sutherland e Paul Nash para criar cartazes e também nomeou o conhecido arquiteto britânico Charles Holden para projetar estações modernistas e art déco.
Paul Nash, 1936
Charles Paine, 1921
Margaret Calkin James, 1932
Para marcar seu aniversário de 150 anos que aconteceu no último dia 9 de janeiro, o London Transport Museum a partir do dia 15 de fevereiro, abre ao público uma exposição de 150 peças, da sua vasta coleção de cartazes.
Os visitantes serão convidados a votar em seu pôster favorito e no final da exposição o mais popular será revelado.
Essa exposição está prometendo ser um ótimo programa 'visual', vale colocar na agenda!!!
De 15 de fevereiro a 27 de outubro
London Transport Museum: Covent Garden Piazza - WC2E 7BB
No comments:
Post a Comment