Thursday, 7 June 2012

COPENHAGEN

Copenhagen é uma cidade linda, com pessoas muito bonitas, estilosas e bronzeadas, pedalando loucamente pelas ruas. 
Sabe aqueles editoriais de moda ou no próprio site 'The Sartorialist', que você vê uma chuva de street style? Sim, essas pessoas são de verdade, pelo menos na Dinamarca, ou melhor, em Copenhagen. 
O interessante e que lá as pessoas são bronzeadas. Juro que não entendi como, porque mesmo na primavera com 18 graus na rua, o frio e o vento são de rachar o cabeção. Sim, estamos falando de um dos países nórdicos, mas independente disso, pelo simples fato do sol se fazer presente com frequência, ele transforma a atmosfera do lugar, das pessoas....e a cor, basicamente.












Copenhagen é sinônimo de bike, meio de transporte básico para conhecer e andar pela cidade. Vi mais pessoas usando do que normalmente vejo na Holanda.
Tem ciclovia em todos os lugares e como a cidade é plana, você vai de um lugar a outro pedalando. Super tranquilo.
Só para se ter uma idéia de como isso funciona, os cestos de lixo ao longo das ruas foram projetados em um ângulo que é mais fácil para os bikers jogarem o lixo sem ter que desacelerar. Há apoios para os pés em vários semáforos para que você não tenha que descer da sua bicicleta em cada cruzamento. E o mais importante, a bike é integrada na cidade como um meio de transporte, com a mesma importância que o metro, ônibus e o carro.
A D O R E I !!!!









Mas nem tudo são flores, ou melhor, 'nem tudo é como vemos no Pinterest.'  
Os pontos negativos de Copenhagen, no meu ponto de vista, são que os dinamarqueses não fazem muita questão de ser gentis e educados com você, e a prestação de serviço em restaurantes e hotéis, independentes de serem feitas em grande parte por jovens, são beeem ruins.


Mas para compensar isso, em todos os lugares, todo mundo fala inglês fluente. Tentar entender a língua deles é praticamente impossível. Fiz um esforço gigante, mas em vão. Voltei para casa sem saber falar um mero bom dia.


Bom, dicas básicas para quem está colocando essa cidade no seu roteiro de viagem:


- Olhe a previsão do tempo e considere que até 18 graus, é um dia frio. Não um absurdo, mas é importante ter um bom cachecol, um bom casaco. Não um casacão, porque ele pode ser ruim quando você for tentar pedalar.  
É bom lembrar que venta bastante na cidade!


- Uma coroa dinamarquesa - kr1.00, vale aproximadamente £0.11.
É uma cidade cara, onde uma Coca-Cola custa em média £4.00.
Mas é aqui que está o NOMA, o primeiro restaurante na lista dos 50 melhores do mundo de 2011. Vale uma visita. Prepare a carteira e vá sem culpa: Strandgade, 93.  
Reserve uma mesa com muitos meses de antecedência, porque é impossível conseguir lugar sem ter agendado antes. 


O site é : http://www.noma.dk/




Outro também bem conhecido e badalado por ter estrelas Michelin é o Soren K. Ele tem um visual maravilhoso, de frente para um dos canais. É uma delícia ficar ali no fim de tarde.
O site do Soren K é : http://www.soerenk.dk/


Para quem gosta de comida italiana contemporânea, o EraOra é o lugar perfeito. Ele fica escondido numa discreta fachada em Christianshavn. Um pouco caro, mas também vale o investimento. O site dele é: http://www.era-ora.dk/


Para todos os restaurantes é importante fazer reserva antecipada.



- Joe & the Juice é uma casa de sucos e tem espalhada por todos os cantos. Tipo a nossa Casa do Pão de Queijo. Tem sucos maravilhosos e um sanduíche de pão integral com mozzarella e peito de peru que é super gostoso. Ele é sempre uma boa pedida para aqueles momentos de fome;

- Alugue uma bike para conhecer a cidade. Com ela você consegue ir em locais que ficam um pouco mais longe para fazer a pé. Tranquilamente você consegue alugar uma no hotel que você vai ficar hospedado. O aluguel no hotel é um pouco mais caro, mas a facilidade de você entregar e retirar quando tem vontade, vale muito. Só para se ter uma idéia, a diária no meu hotel era kr 150.00;

- Se você estiver criança ou se tem um lado criança muito forte, não deixe de ir no Tivoli Gardens. É uma espécie de Hopi Hari no meio da cidade. A noite a iluminação do lugar é maravilhosa. 
O site para checar as programações é esse: http://www.tivoli.dk/composite-3351.htm;




- Compre o Guia Passo a Passo da Folha de Copenhagen. Nele em várias dicas boas e serve de roteiro para você conhecer a cidade. Usei ele nesses dias e foi ótimo.




A dica que eu sempre dou quando alguém me pergunta sobre um lugar é: 'caminhe e deixe a cidade acontecer para você.'  Claro, use um guia para definir os roteiros, mas ouse um pouco e saia do convencional. Ande pelas ruas laterais, procure um restaurante que seja a sua cara, longe da muvuca turística. Isso é a melhor forma de conhecer lugares escondidos que não estão nos planos e que fazem toda a diferença durante uma viagem.

No comments:

Post a Comment