Quando foi a última vez que você riu em voz alta dentro de uma galeria de arte vendo arte contemporânea? Na nova exposição da Hayward Gallery com 240 obras do artista e cartunista inglês David Shrigley você é capaz de dar boas risadas.
Embora ele trabalha em várias mídias, David é mais conhecido por seus desenhos de humor mordaz lançados em livros e em cartões postais.
Em 2005 o artista desenhou a capa do folheto do metrô de Londres e desde lá contribui com seus desenhos para a revista do The Guardian Weekend, todos os sábados.
Outro projeto seu foi o álbum Worried Noodles (Tom Lab, 2007) que incluiu a colaboração de David Byrne, Hot Chip e Franz Ferdinand. Nesse disco os músicos usam seus textos como letras das músicas.
Shrigley também já co-dirigiu um filme de animação com o diretor Chris Shepherd chamado "Who I Am And What I Want", baseado no seu livro de mesmo título e produziu uma série de ilustrações para camisetas do Triptych Festival 2006, um festival de música escocesa com duração de três a quatro dias em três cidades.
Deu para perceber que ele é uma pessoa agilizada e já fez muita coisa, não é?
E não só isso. David Shrigley é uma daquelas pessoas que podem fazer você falar "huh" na perplexidade do seu trabalho ou arrancar uma gargalhada em um instante (estou na segunda categoria, se você está pensando!!!).
Nessa exposição você é recebido por uma seleção de fotografias com interferências do artista.
Numa das fotos há um cartaz feito à mão e colocado na frente de um enorme edifício ainda em construção - O Clyde Auditorium (Glasgow’s “Armadillo) escrito: “Ignore This Building”.
Numa das fotos há um cartaz feito à mão e colocado na frente de um enorme edifício ainda em construção - O Clyde Auditorium (Glasgow’s “Armadillo) escrito: “Ignore This Building”.
Em um outro, uma folha de papel colocada num posto com o seguinte texto: “Lost: Grey + White Pidgeon with Black Bits. Normal Size. A Bit Mangy-Looking. Does Not Have a Name. Call 257 1964.”
Uma das minhas preferidas!!!
Essa a mais conhecida.
A arte desse britânico segue nessa dinâmica.
Essa exposição é despretensiosa, divertida e relativamente pequena.
Fui com meu filho e nós divertimos bastante, mesmo sabendo que galeria, arte contemporânea e criança são três coisas que só funcionam por poucos minutos...quando funcionam!!!
O trabalho do David Shrigley fica na Hayward Gallery até 13 de maio.
Ela é uma das galerias no Southbank Centre, um centro cultural que fica as margens do Thames e sempre tem alguma atividade acontecendo. Eu particularmente acho ele o máximo.
Se você tiver tempo, vale dar uma boa caminhada pelas outras áreas desse centro cultural porque certamente você vai encontrar muita coisa interessante por ali.
Hayward Gallery : Southbank Centre / Belvedere Road SE1 8XX
No comments:
Post a Comment