Ao contrário do que muitos possam pensar sobre a localização desse castelo, ele não está na cidade de Leeds no norte do país, mas sim na cidade de Kent, ao sul. De carro ele fica aproximadamente a uma hora de Londres.
Logo na entrada ele já mostra o seu diferencial. O ticket para o castelo é válido por um ano a partir da data de compra, o que possibilita você voltar quantas vezes quiser e usufruir dos lindos jardins que o cercam, além das outras opções de entretenimento que o castelo dispõe.
A história desse lugar é bem interessante e ele é um dos castelos mais antigos do Reino Unido. O Leeds Castle tem início no ano de 857 quando os saxões, os primeiros habitantes da região, construíram no local um casarão. Para os normandos que vieram depois, o castelo foi adaptado para desempenhar o papel de fortaleza e mais tarde, já na Idade Média, o rei Eduardo I se apossou do local fazendo com que o castelo fosse enriquecido, aumentado e fortificado ainda mais.
Leeds foi a residência real de seis rainhas, o que fez com que ele se tornasse conhecido como o Castelo das Damas. Ali moraram Eleanor e Margaret, mulheres de Eduardo I, Philippa de Hainhault, mulher de Eduardo III, Catherine de Valois, mulher de Henrique V, Catarina de Aragão, primeira mulher de Henrique VIII e a rainha Elizabeth I, antes de ser coroada.
O algo especial de Leeds é justamente o cenário onde ele está situado, pois foi construído em duas ilhas no centro de um lago circular, rodeado por gramados e parques. O efeito é tão marcante, que algumas pessoas se referem a ele como um dos castelos mais bonito do mundo. E eu arrisco dizer que realmente é. Eu já visitei vários castelos e como o Leeds, nunca tinha visto algo parecido.
O último dono privado do castelo foi Lady Baillie, filha de Almeric Paget, 1º Barão Queenborough e da sua primeira esposa, Pauline Payne Whitney, uma herdeira americana. Lady Baillie adquiriu o castelo em 1926.
Ela redecorou o interior inicialmente com a colaboração do arquiteto e designer francês Armand-Albert Rateau e mais tarde com o decorador Stéphane Boudin da Maison Jansen, empresa de design de interiores francesa, responsável pela restauração da Casa Branca na época dos Kennedys.
No terreno em sua volta há jardins, cascatas e estufas. A caminhada do estacionamento até o castelo já é um cenário de filme e você tem a opção de ir de trenzinho pagando apenas 50p/pessoa.
As aves estão por todos os lugares e tudo faz parecer cenário de um conto de fadas.
Há um labirinto, um aviário com passáros do mundo inteiro, um museu de coleiras e um playground para as crianças.
Também tem restaurantes e lojinhas.
Se você gosta de aventuras, é possível fazer passeio de balão, mas para isso, é preciso agendar com antecedência no site.
Oficialmente aberto ao público desde 1976, ele se tornou um dos destinos turísticos mais importantes da Inglaterra.
Em 17 de Julho de 1978, serviu de cenário ao encontro entre o Presidente Egípcio Anwar Sadat e o Ministro dos Negócios Estrangeiros Israelita Moshe Dayan, como preparação para os Acordos de Camp David.
Em Setembro de 1999, Elton John fez dois concertos no Leeds com ingressos esgotados.
Durante o ano há programações acontecendo, que você pode dar uma olhada nesse link:http://www.leeds-castle.com/goto.php?sess=+A5E5145191850465D+E+852&id=99
É um passeio imperdível e inesquecível que rende muitas lembranças e muitas fotos.
No comments:
Post a Comment