Monday 9 May 2011

Festa de aniversário inglesa

Aniversário sempre é um momento bacana. De criança então, nem se fala. Hora de se "jogar" no cachorro-quente, nas coxinhas, brigadeiro, bolo e esquecer que nós mulheres, nascemos em dieta.
Só de lembrar da quantidade de coisas que tem numa mesa de festa infantil, eu engordo dois quilos.
Para os ingleses a coisa não funciona bem assim. Existem vários "policies" que precisam ser seguidos. Acabei de passar a primeira festa do meu filho aqui, porque no ano passado resolvemos comemorar o aniversário dele na Disney e fazer uma festinha para os amigos mais próximos aqui em casa. 
Esse ano fiz novamente a festa em casa para os amigos mais próximos, mas sabia que teria que fazer a festa para convidar todos os amiguinhos da escola, ou seja, 29 crianças. 
Tive  sorte de ser convidada por duas mães para fazer uma "share party" porque meu filho e os filhos delas, comemoravam o aniversário muito próximos. Gostei da idéia e fui em frente.
Para minha surpresa, uma festa de aniversário aqui não é nada parecido com as festas que estamos acostumados.
Dá uma olhada na listinha abaixo:

Organização: A organização da festa começa com pelo menos 50 dias antes. Reuniões semanais regadas a chá e lista do que precisa ser feito e quem vai fazer o que;

Convites: os convites precisam ser enviados para os convidados com pelos menos 30 dias de antecedência (loucura!!! Vc sabe o que irá fazer daqui a 30 dias? Eu não, NUNCA, mas agora tenho um blackboard na minha cozinha para marcar essas datas e não esquecer!)

Tempo da festa:  A festa dura apenas duas horas. Isso mesmo. Duas horas contadas no relógio. Nem um minuto a mais, nem um minuto a mesmo. E melhor, as crianças chegam pontualmente no horário marcado.
Nem pense em deixar para fazer algo nos 15 minutos antes do horário marcado, que você corre o risco de fazer isso na frente dos seus convidados

Espaço: Normalmente você aluga um lugar e organiza tudo sozinho. Geralmente os espaços que são feitos as festas são nos salões das igrejas ou em "play centres".

Decoração: Alguém falou decoração? Não isso não é problema para eles. Na maioria das vezes os enfeites são comprados em lojas online e produzidos pela mãe do aniversariante. Não imaginem a decoração que estamos acostumados no Brasil, porque isso não existe por aqui. Provavelmente você nem conseguirá achar muitas opções bacanas, só os temas populares.

Festa: Na primeira hora da festa, é o momento do entretenimento. Para isso, é preciso contratar algum mágico, contador de histórias, etc. Os trinta minutos seguintes  é reservado para a comida e parabéns, e os trinta minutos finais, a brincadeira continua. Sendo que 5 minutos antes de terminar, você começa a distribuir a lembrancinha, o balão e um pedaço de bolo. 
É isso mesmo, o bolo eles não comem na hora, ele vai para casa enroladinho num papel alumínio, dentro da sacolinha. 
Vocês acham que esses tempos são invenções?  Nada. Tudo é cronometrado. Pontualidade britânica.

Roupa para o aniversário: Nenhuma mulher, mãe, amiga da mãe, se arruma para ir ao aniversário. Elas vão a festa como roupa que você usaria para ficar largadona no domingão em sua casa. 
Cabelo? Provavelmente com uma presilha ou um elástico. 
Maquiagem? O que é isso? Não, elas não usam.
Eu me senti uma miss de vestidinho e saltinho.

Presente: Você não entrega o presente para o aniversariante. Beijar então, please, não faça isso porque corre o risco de você beijar o ar. Ingleses são reservadíssimos. Minhas amigas inglesas me beijam porque segundo elas, agora já temos mais intimidade.
Voltando ao presente....
Você chega na festa e coloca o presente na mesa de presentes que está reservada para isso. É importante enviar um cartão junto. Não esqueça!!!!

Comida: eu acostumada a ver as crianças devorarem brigadeiros, cachorro-quente, empadinhas, fiquei chocada quando as mães me mostraram a lista do que seria servido na festa. A sugestão para ficar mais bonitinho foi comprar uma caixinha  para colocar a comida. Caixinhas tipo a do Happy Meal do Mc Donalds. Rosa para as meninas e verde para os meninos.
Legal, achei isso uma inovação. Normalmente a criança recebe um pratinho merreca.
No nosso cardápio infantil estava previsto: 02 triângulos de sanduíche de queijo e presunto, 02 linguiças pequenas, também conhecida como "sausage" (eu na minha santa ignorância inglesa pensei - que criança que come essa linguiça num aniversário, socoooorro!! Estava errada, eles não só comem, como adoram. Não o meu filho que me olhou como quem diz: Mamãe, isso é brincadeira, não é?), 02 pacotinhos de batatinha frita, 01 caixinha de suco. Na mesa seria colocado um pouco de PEPINO e CENOURA e depois servido cupcakes. Gente, quase morri. Servir pepino e cenoura eu nunca tinha visto. Lembro de  aniversários que meu filho foi e que ele me falou que tinha comido cenoura, morango e uva. Achei que era piada dele, sabe como são as crianças, adoram inventar coisas. Mas não, era   v e r d a d e  verdadeira. 
Ahhh vocês devem estar perguntando porque eu perguntei para ele, não é? Porque aqui os pais não ficam nas festas de aniversários, você simplesmente deixa o seu filho na festa e vai buscá-lo duas horas depois. Quando você ler no convite "drop off", prepare-se, é largar e buscar. 
Se você ficar, nesse caso só se você for muito amigo dos pais do aniversariantes, com certeza vai ficar de barriga vazia porque eles não costumam servir bebida e comida para os adultos. Até mesmo porque a comida e a bebida para as crianças é uma porção contadinha, sem direito a repeteco. Se ele quiser mais, você vai precisar levá-lo a uma lanchonete assim que a festa acabar.  

Eu participando da "share party" consegui implantar três coisas novas. Ter um pouco de bebida e comida para os adultos, colocar brigadeiro de colher no cardápio e escolher uma lembrancinha bacana para dar para as crianças e não aquele monte de coisas sem utilidade que sempre são colocadas na sacolinha.
Mas para a minha frustação, as crianças preferiram o pepino ao brigadeiro. 
Quando uma das mães perguntou quem quer mais pepino e quase todas as crianças gritaram EU, fiquei arrasada. O brigadeiro foi rejeitado, eles não gostaram. Eu arrisco dizer que só umas quinze crianças comeram. 
Alôoooo...alguém pode ajudar essas pobres criancinhas. Impossível alguém não gostar, não fale isso para mim que  sou addicted em brigadeiro. 
Ahh, um detalhe, me pediram para fazer apenas um brigadeiro por criança. Sorte minha porque do contrário, a frustação teria sido muito maior.
Como uma criança pode gostar mais de pepino do que de brigadeiro? Depois do momento de revolta, percebi que não é culpa deles. Eles nasceram comendo isso. Brigadeiro que eles chamam de "pudding" nunca fez parte do dia-a-dia dessas pessoas. Impossível eu querer fazer uma mudança tão radical. 

Bolo: A hora do bolo é a hora do parabéns, que nós brasileiros aproveitamos para fazer aquela festa. Os ingleses não. Eles cantam Happy Birthday meio baixo e ninguém bate palma. Os aniversariantes apagam a vela e os bolos vão para uma mesa para serem cortados, embalados e colocados dentro da sacolinha.

Lembrancinha ou "party bag": é dado uma sacolinha para cada criança e elas esperam isso com se fossem um prêmio. É muito engraçado de ver.

Terminou as duas horas, as "mamis" recolhem tudo, limpam, organizar e dividem o lixo. Não é piada. Como aqui o lixeiro passa só uma vez por semana em cada lugar, você divide o lixo da festa porque não pode deixar no lugar.  Juro que eu nunca tinha visto isso. 

Para fechar, você precisa enviar um cartão de 'THANK YOU" para cada criança, agradecendo o presente.
O mais interessante é que no cartão é preciso descrever qual o presente que foi dado. Você coloca mais ou menos assim:" Thomas, muito obrigado pelo Harry Poter Lego que você me deu. Eu gostei muito. Com carinho, Débora". 
Isso só pode ter sido idéia de algum fabricante de cartão. É uma loucura. Aqui em London as empresas de cartões nunca deixaram de faturar com a entrada da tecnologia. Email não vale. Você precisa fazer os 30 cartões e pedir para o seu filho assinar todos eles. Que job!!!
Para não esquecer, anotamos num papel o nome da criança e o respectivo presente. Haja cabeça para lembrar de tudo isso!!

No final, a nossa festinha foi muito legal. O palhaço que ficou com as crianças durante as duas horas era um cara muito divertido. A idéia das caixinhas deu um ar mais moderninho a festa e a quantidade de balões que colocamos deixou o espaço bem colorido. Amanheceu chovendo, mas depois parou e abriu sol. Fez uma tarde ótima. As crianças estavam felizes e os aniversariantes voltaram sorridentes para casa, cheios de presentes.
Recebemos mensagens das mães, dizendo que a nossa festa foi um sucesso e que somos o "time dos sonhos" dos aniversários. Fiquei feliz. Mesmo sem ter conseguido êxito no momento brigadeiro, valeu o esforço e a correria que foi nessa última semana.  

Para terminar o dia, fomos jantar com um casal de amigos e o garçom (um italiano muito gentil!) a pedido dos nossos amigos, apagou a luz do restaurante e trouxe um bolinho com uma vela de 5 anos. Todas as pessoas que estavam no restaurante cantaram parabéns para o meu filho. 
Foi bonitinho ver a carinha de surpresa dele.

Um pouco antes de dormir ele me falou: " Mamãe, eu fiz 5 anos e tive três festas de aniversário essa semana, estou muito feliz".
Ouvir isso, não tem preço. Vale mais do que qualquer coisa.
  

5 comments:

  1. Nossa, que loucura, Dé! Muito diferente daqui...Fico feliz que a tua festa tenha sido um sucesso e que o Luquinhas tenha ficado realizado! Isso não tem preço mesmo!

    ReplyDelete
  2. Amiga!
    To rindo sozinha aqui do "quem quer mais pepino?" EUUUUUUUU! E nao eh uma maravilha? Lembra do meu pequeno que passa pedindo pimentao? ahahahahahaha
    Mas bota um FISH & ChIPS na frente pra ver o que acontece!
    O mais legal eh poder viver essas coisas e aprender um pouquinbo da cultura deles tambem.
    E claro, a alegria do Luquinha eh a verdadeira recompensa!
    bjoooos
    love, dani :)

    ReplyDelete
  3. Claro que lendo isso parece que eles são super saudáveis, não? É bem isso, coloca umas crisps para ver o que dá.

    ReplyDelete
  4. ainda bem que sou brasileira :D

    ReplyDelete
  5. A parte de cantar parabéns me entristece a beça. Como assim não bater palmas pra hora mais importante? A hora de celebrar o naniversariante se torna um velório.

    ReplyDelete